A História das marcas nacionais

Veja a evolução das marcas nacionais

Conheça a história de marcas como Itaú, Bradesco, Petrobras, Skol e Natura

Itaú


A marca mais valiosa do País e uma entre as dez mais lembradas da América Latina não nasceu com as cores azul, laranja e amarelo atuais. O Itaú, que em tupi-guarani significa pedra escura, já teve outras razões sociais e o preto e branco em seu logotipo.

O banco surgiu em 1945, em Minas Gerais, como o nome de Banco Central de Crédito. Mas somente dois anos depois obteve autorização para realizar operações bancárias e abrir sua primeira agência, em São Paulo. Na década de 1950, por orientação do governo, a instituição mudou de nome e se tornou conhecida como Banco Federal de Crédito.

Na década de 60, o Itaú comprou seu primeiro computador, realizou a primeira fusão e passou, então, a se chamado de Banco Federal Itaú. Nessa época, o primeiro logotipo do banco foi desenvolvido pelo desenhista Aloísio Magalhães, contratado para criar um triângulo preto. O logo permaneceu inalterado pela instituição até 1973.

Com a aquisição do Banco Português do Brasil, na década de 1970, o Itaú tornou-se o segundo maior banco do País em transações bancárias e o maior em quantidade de agências entre as instituições privadas. Foi então que passou a se chamar apenas Banco Itaú. Devido à força do nome, o logotipo da marca foi alterado e um módulo negro, com o nome Itaú grafado em branco foi criado por Francesc Petiti, da DPZ, agência de propaganda que até os dias atuais cuida da imagem da instituição.

As cores, no entanto, foram introduzidas à marca somente em 1992, quando o banco decidiu modernizar o seu visual e sua linguagem. Da década de 1990 até hoje, mudanças sutis foram feitas no logotipo do Itaú e as cores fortes laranja, azul e amarelo permanecem.

Bradesco

 

Nos seus quase 70 anos de existência, a marca Bradesco passou por apenas quatro transformações. Durante mais da metade de sua história, a instituição não utilizava nenhum logotipo para representá-la. Foi na década de 1980 que o banco desenvolveu seu primeiro logotipo, representado por um raio, nas cores amarelo, laranja e vermelho. Nessa época, o banco passou a ser conhecido como Bradesco, união dos nomes: brasileiro + descontos.

Em 1997, a marca passou por mais uma mudança e deixou de utilizar o vermelho no nome para mantê-lo apenas no logo, que também foi substituído por elementos geométricos que fazem menção a uma árvore. Segundo o banco, os traços do logo simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que o diferenciam das demais instituições financeiras do País.

Petrobras

A Petrobras foi fundada em outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, mas somente cinco anos depois o primeiro logotipo da companhia foi desenvolvido. Era composto por um losango amarelo, de contorno verde e com a palavra Petrobrás, ainda com acento, em azul. Tanto a forma quanto as cores utilizadas faziam menção à bandeira nacional.

No final de 1972, a marca teve a sua primeira mudança visual, que perdurou por mais de 20 anos. O logo anterior, na época foi considerado ultrapassado pela companhia e substituído pelo emblema hexágono-losango, que tinha duas letras V unidas para compor o desenho.

Ainda na década de 1970, o símbolo “BR” foi criado especialmente para a marca Petrobras Distribuidora. O emblema tornou-se bastante conhecido nos postos de combustíveis da companhia. Durante algum tempo, a rede de postos Petrobras utilizou o símbolo BR e o logo hexágono-losango. Mas a marca BR se tornou popular e, por isso, passou a ser a única nos postos da companhia.

A iniciativa da Petrobras gerou alguns problemas, e o público deixou de associar a Petrobras Distribuidora à imagem da Petrobras. Em 1994, o losango-hexágono cedeu espaço ao símbolo BR, que é até hoje utilizado por todos os segmentos dentro da companhia.

Skol

A Skol chegou ao Brasil no final da década de 1960 sob licença da cervejaria Rio Claro. A marca foi a primeira a lançar cerveja em latas, em 1989. Depois disso, outros formatos de embalagens, como a long neck, litrão e redondinha, surgiram no mercado com emblema Skol.

Desde a década de 1990, a companhia adotou em seus slogans a expressão “redondo”, o que fez com que a Skol ficasse conhecida como a cerveja que desce redondo. Esse “redondo” também está presente nos logotipos da marca, que, mais recentemente, incorporaram o símbolo à letra “O” do nome Skol.

A Skol conta atualmente com mais de dez variações de formatos.

Natura

Nos seus mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro de cosméticos, a Natura mudou sua imagem visual apenas três vezes. O primeiro logo Natura surgiu na década de 1970. O desenho sugeria a imagem de uma flor, que tinha suas pétalas formadas pela letra “N”, de Natura.

 Em 1989, o logo ganhou novos traços e a assinatura “Verdade em Cosmética”. A imagem também foi construída a partir da letra “N”. Mas foi no ano 2000, que a mudança de logo se tornou mais notável. Com a adoção do slogan "Bem Estar Bem", a companhia mudou sua imagem, que passou a ser composta por dois elementos: símbolo e nome.

Segundo a Natura, os desenhos do nome e do símbolo da Natura são uma evolução dos anteriores. O logo é um desenho orgânico, que se move para dentro e para fora, sem nunca terminar. É a expressão gráfica do "Bem Estar Bem", a relação eterna do indivíduo consigo mesmo, afirma a empresa. "As cores são inspiradas no sol para transmitir a riqueza do Brasil."

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Fonte: Empresas

site: https://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/veja+a+evolucao+das+marcas+nacionais/n1237840212346.html